Páscoa: sinônimo de transformação

sepulcro-vazio-750x410.jpg

O termo “Páscoa” deriva, através do latim Pascha e do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach ou ainda Pessach).

No hebraico, a páscoa é festejada para representar o Êxodo, a libertação do povo hebreu da escravidão dos egípcios. Esta comemoração aconteceu conforme ordenado por Deus, um cordeiro deveria ser morto e seu sangue aspergido nos umbrais das portas para quando o anjo do Senhor passar identificar aquela casa como a casa de um hebreu, seu povo (cf. Ex 12). Este contexto representa uma mudança de estado ou condição. Os que eram escravos passaram a ser livres.

No Novo Testamento, Cristo é a páscoa e o sacrifício pascal. Com a proximidade da páscoa Jesus pede que seus discípulos preparem a refeição pascal (cf. Mt 26), onde Cristo dá um novo significado a essa celebração, que hoje conhecemos como Santa Ceia. Pois, ele preparava a si mesmo, como cordeiro, para ser sacrificado. Em Cristo temos uma mudança de estado ou condição, assim como na antiga aliança os hebreus deixaram de ser escravos e tornaram-se livres, em Cristo, através de seu sacrifício e de seu sangue que foi derramado em nosso favor, somos libertos do pecado, pois o velho homem foi crucificado com Ele e tudo se fez novo (cf. Rm 6.6; 2Co 5.17).

Então, chegamos a um ponto crucial. Nesta celebração de Páscoa, você consegue identificar que houve uma mudança de estado ou de condição na sua vida? Verdadeiramente, o velho homem foi crucificado com Cristo e você se tornou nova criatura?

Sabemos que estamos em Cristo quando nossas ações refletem Cristo em nós, nesse momento podemos afirmar que houve mudança de condição e de estado. Pois fomos crucificados com Ele e Nele ressuscitaremos!

Feliz Páscoa!

Seminarista Adriano Fermiano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: